O ser humano, por ser dotado de inteligência, tem uma relação própria com a realidade que o cerca e da qual, ao mesmo tempo, é parte integrante: ele não só observa o que acontece, mas busca compreender, saber por que acontece. Ao longo de sua vida constrói uma estrutura ideológica que resulta das suas relações sociais. O seu modo de pensar, as explicações que tem para o que acontece ao seu redor são, portanto, uma expressão da sua prática social. Essa concepção implica entender que os seres humanos podem transformar a realidade social, pois ela é resultado da determinação de fatores históricos por eles construídos.
O fator que identifica a concepção da educação não é seu discurso, suas falas, mas suas práticas, suas relações concretas com a realidade, com as pessoas, com as instituições sociais. Essas práticas e relações respondem pelo caráter conservador ou transformador da educação. Desse modo, não existe uma educação neutra, que não interfere, não influência, que não interage com a realidade.
Concepção de mundo: para o C. E. Santa Rita de Cássia, o mundo representa o espaço geopolítico no qual se constrói a existência humana sob determinadas possibilidades e potencialidades, formadas historicamente pelos seres humanos face às suas relações com as condições naturais desse espaço e pelas relações pessoais e sociais.
Concepção de sociedade: conjunto de comunidades e instituições. A sociedade pode ser vista numa dimensão mais restrita, compreendendo a comunidade mais próxima às pessoas, como pode ter sua dimensão mais ampla, compreendendo o conjunto de instituições mundiais.
Concepção de ser humano: distingue-se dos demais seres naturais por sua forma de determinação, que o faz ser sujeito da sua existência, mas sob determinadas condições naturais e históricas por ele construídas. O ser humano não é determinado naturalmente, mas tem uma condicionante natural: tem que produzir a sua existência através de relações que estabelece com a natureza e com os demais seres humanos.
Concepção de aprendizagem: compreende a aprendizagem como um processo possível para todos, mas também entende e respeita as formas de aprender e os ritmos de aprendizagem.
Educação inclusiva: considerando os diversos ritmos de aprendizagem, o C. E. Santa Rita de Cássia busca atender às orientações profissionais (médicas, psiquiátricas etc.) prescritas, reservando-se o direito de levar em consideração o crescimento do educando dentro do contexto em que se encontra. Entende-se aqui que não são os estudantes que devem se adequar à escola, mas a instituição que precisa se adequar, proporcionando a acessibilidade e o atendimento especializado, valorizando as potencialidades de cada aluno.
Concepção de ensino: o professor não é o único ensinante, mas o principal mediador entre o sujeito que aprende e o objeto do conhecimento. O Construtivismo e o Sociointeracionismo influenciam significativamente o processo de ensino, mesclando-se a metodologias mais convencionais, visto que o corpo docente possui suas peculiaridades quanto ao que acredita ser uma metodologia de sucesso.
Concepção pedagógica: o C. E. Santa Rita de Cássia tem como concepção pedagógica a teoria Histórico-Cultural (ou Histórico-crítica), pois entende que o homem não nasce pré-determinado, porém é um ser social, produto e também produtor da história, capaz de lidar com a dialética social, transformando, compreendendo e administrando conflitos.
Concepção metodológica: é o caminho para se atingir os objetivos e metas propostas. A metodologia adotada pela C. E. Santa Rita de Cássia se faz coerente com a concepção pedagógica, utilizando-se de todos os recursos didáticos pedagógicos e tecnológicos, inclusive, projetos e trabalhos interdisciplinares que através das interações aluno-aluno, professor-aluno consigam mediar o conhecimento e as aprendizagens de forma significativa. Para tanto, vários autores da Pedagogia e Educação Contemporânea que venham ao encontro dos objetivos do colégio poderão subsidiar e contribuir para a efetivação desta proposta pedagógica.
Concepção filosófica: o C. E. Santa Rita de Cássia compromete-se com o desenvolvimento integral do educando, buscando a participação coletiva numa educação inovadora e significativa que forme cidadãos competentes, críticos e habilidosos para a vida, a convivência social e a solidariedade.
A materialização dessas concepções se dá, fundamentalmente, pela articulação teoria/prática. Em outras palavras, a visão de mundo, de sociedade e de ser humano assumida pelo C. E. Santa Rita de Cássia se materializará à medida que sua prática pedagógica como um todo for a expressão concreta da sua concepção.