O Colégio Estadual Santa Rita de Cássia foi inaugurado em 17 de setembro de 1971, passando a funcionar no mesmo ano como Grupo Escolar, com turmas de 1ª a 4ª séries do 1º grau, hoje Ensino Fundamental. A escola, quando inaugurada, possuía 5 (cinco) salas de aulas, cozinha, despensa, sala de professores, secretaria, 3 (três) banheiros masculinos e 3 (três) femininos.
Desde então a escola passou por algumas reformas: construção de mais 5 (cinco) salas e um refeitório, em 1986; construção da quadra de esportes, em 1994, quando ocorreu a visita do Secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Dr. Cláudio Mendonça.
Foi a primeira escola do bairro a ser implantado o ensino de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, de acordo com a Lei 5.692/71. Em 1984, foi a vez de abrir mais turmas, agora para o 2º grau, o atual Ensino Médio, com o Curso de Formação de Professores.
Em 1986, através do Decreto 9.048/86, publicado em D.O. de 08/07/1986, passou de Escola Estadual para Colégio Estadual. Com a centralização do Curso de Formação de Professores nos Institutos de Educação, as alunas e os alunos foram transferidos com muito pesar, pois a escola detinha um excelente Curso Profissionalizante, com uma equipe docente interessada e capacitada. Muitos desses e dessas estudantes, hoje, estão inseridos no mercado de trabalho, alguns na rede pública de ensino, tanto estadual como municipal, exercendo a profissão de forma eficiente e, assim, enaltecendo o nome do Colégio.
Já em 1994, antes mesmo da nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira) entrar em vigor, foram desenvolvidas atividades específicas de informações e prevenção ao uso de drogas. O C.E. Santa Rita de Cássia foi pioneiro no desenvolvimento desse trabalho no bairro Santa Rita. O primeiro projeto foi o Proerd, uma parceria da Seeduc com a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Posteriormente houve a participação do colégio no Projeto Resgate, inserindo também assuntos relacionados às IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Em agosto de 1996, quando se comemorou o Jubileu de Prata do Colégio, foi inaugurada a Biblioteca “Monteiro Lobato”. Nessa ocasião foi realizada uma solenidade com a participação da comunidade, quando também houve uma homenagem à então Diretora do Colégio, pelos 25 anos ininterruptos de dedicação à instituição. Já nesta época alguns projetos como, por exemplo, “Visite Nossa Biblioteca”, “Conserve o Nosso Meio Ambiente” e outros foram desenvolvidos.
Em março de 2013, iniciamos parcerias com diversos órgãos: Ong. Onda Verde, Sesc Nova Iguaçu, Supermercado Vianense, CTR (Central de Tratamento de Resíduos) e Sabão Rio. Essas parcerias foram feitas com o objetivo de proporcionar aos estudantes oficinas/cursos/atividades que desenvolvam habilidades e competências, visando o aprimoramento de conceitos trabalhados em sala de aula e a inserção no mercado de trabalho.
Atualmente o Colégio oferece à comunidade o Ensino Médio Regular (conhecido anteriormente como curso de Formação Geral). Há também a oferta do Ensino Fundamental, 2º segmento, e, em 2022, começou a ser oferecido o Novo Ensino Médio, atendendo a Lei nº 13.415/2017, que enfatiza ser esse novo modelo mais efetivo e atraente, com novas opções pedagógicas que tornam o estudante protagonista de suas próprias escolhas. Por fim, dentre as instituições estaduais da região, o C.E. Santa Rita de Cássia é a que possui maior procura, não sendo possível suprir a demanda, devido ao espaço físico da unidade escolar.