O Ensino Médio consiste na última etapa na educação básica no Brasil. Ele tem a duração média de três anos e antecede o ingresso ao ensino superior. Até os anos finais da década de 1960 recebia o nome de Colegial e se dividia em Ensino Clássico (voltado para as Letras e Humanidades) e Ensino Científico (voltado para as Ciências Exatas e Naturais).
Em termos de orientações curriculares, o Ensino Médio é pautado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), e sua estrutura disciplinar obedece às quatro áreas científicas abaixo:
Linguagem, Código e suas tecnologias;
Ciências da Natureza;
Matemática e suas tecnologias;
Ciência Humanas e suas tecnologias.
A finalidade do Ensino Médio, segundo a LDB 9394/96, em seu artigo 35º, é a seguinte:
I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
O NOVO ENSINO MÉDIO
Em 2016, o Governo Federal apresentou, através de Medida Provisória, um projeto de reforma do atual Ensino Médio, em que as mudanças afetariam sobretudo o conteúdo e o formato das aulas, assim como a elaboração dos exames de ingresso às universidades e o ENEM. Essa reforma começou a chegar no Colégio Estadual Santa Rita de Cássia no ano de 2022 e será concluída em 2024, quando não haverá mais nenhuma turma do antigo Ensino Médio.
A reforma propõe que o conteúdo obrigatório seja diminuído, privilegiando cinco áreas de concentração: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional. O objetivo é incentivar que as redes de ensino ofereçam aos alunos a chance de dar ênfase em uma destas áreas. No entanto, nem todos os colégios ofertarão todas as trilhas formativas.
A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) tem preparado material para facilitar o entendimento sobre o Novo Ensino Médio. Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo.